sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Análise crítico-científica do filme "Óleo de Lorenzzo


O Óleo de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: George Miller e Doug Mitchell. Roteiro: George Miller e Nick Enright, 1992. DVD (2h e 15 min).

Análise crítica do filme “O Óleo de Lorenzo”

Deyse Sabrinne de Souza Lopes[1]

Jannine Rêgo de Souza [2]

Aderlan M. de Oliveira3



A investigação científica, marcada pela interação de métodos e técnicas de pesquisa científica, é uma abordagem claramente evidenciada no filme “O Óleo de Lorenzo”, dirigido por George Miller, por meio da história de um garoto chamado Lorenzo, que é acometido aos seis anos de idade pela Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença genética incurável caracterizada pela degeneração progressiva do cérebro, motivada pela deficiência metabólica de ácidos graxos. A inexistência de tratamentos específicos para a mencionada doença, bem como a imprecisão médica quanto a sua fisiopatologia, são fatos que motivam os pais do menino, Micaela Odone e Augusto Odone, a pesquisarem sobre a ALD com o intuito de compreendê-la e de descobrir mecanismos de terapias para detê-la.  Ao longo do filme, pesquisas e experimentos são realizados pelos genitores de Lorenzo até descobrirem um óleo específico como um recurso para contenção do avanço da patologia.

O decorrer do longa metragem demonstra nitidamente a presença de elementos que compõem  uma pesquisa científica como  problema, hipóteses, objetivos e metodologia (métodos científicos e  tipos de pesquisa). Um exemplo evidente de problema é perceptível na cena em que os pais de Lorenzo, instigados pela dúvida, se questionam o porque da elevação dos níveis de ácidos graxos de cadeia longa no organismo do menino, já que haviam privado-o do consumo destes lipídeos  através de uma dieta alimentar especial. Hipóteses, por sua vez, podem ser detectadas nas cenas em que os médicos e os pais tentam desvendar a doença do garoto, supondo que os sintomas apresentados por este poderiam indicar hiperatividade, deficiência auditiva ou contaminação parasitológica. As cenas que apresentam a busca dos pais por um tratamento eficaz que reprimisse a Adrenoleucodistrofia indicam uma exemplificação de objetivo.

É de grande valia destacar que o filme em questão vislumbra tipologias distintas de pesquisa científica, dentre as quais pode-se citar as pesquisas exploratória, bibliográfica, explicativa e experimental.

No âmbito da pesquisa exploratória, que prima pelo desenvolvimento e esclarecimento de ideias a fim de estabelecer os pilares que sustentarão estudos mais consolidados sobre o tema pesquisado, pode-se destacar como exemplo as cenas que retratam a luta incessante dos senhores Odone na busca pelo entendimento da enfermidade do filho, consultando especialistas, médicos, cientistas que pudessem aclarar os princípios da doença.

As cenas que demonstram a utilização de referências bibliográficas pelos pais de Lorenzo como fontes de coletas de dados para compreensão da ALD, indicam a presença da pesquisa bibliográfica.

De acordo com Elisa Gonçalves (2003, p.66) a “pesquisa explicativa pretende identificar os fatores que contribuem para a ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno”. Nesse contexto, é plausível mencionar como exemplo as cenas em que o médico explana aos genitores do menino sobre os fatores genéticos maternos responsáveis pelo surgimento da doença em jovens do sexo masculino.

A análise da conjuntura da pesquisa experimental, determinada pela manipulação direta de experimentos no alvo de estudo, pode ser detectada nas cenas em que o óleo de Lorenzo é ministrado ao garoto como uma forma de avaliar sua eficácia na no controle da patologia.

Segundo Odília Fachin (2001, p.27) o método científico “é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experimentos e interpretar resultados”. Nesse sentido, é possível afirmar que métodos científicos diversos (método dedutivo, observável, comparativo, experimental e dialético) permeiam o filme norteando as investigações e pesquisas acerca da ADL.

O método dedutivo fundamenta a busca de uma verdade partindo de generalizações (verdades universais) para particularidades. Sobre essa ótica, nota-se a presença do referido método nas cenas em que o médico afirma que indivíduos acometidos pela ADL falecem, normalmente, dois dias após o diagnóstico (generalização), e que Lorenzo, sendo um portador da doença ,teria esse prazo de vida (particularidade).

O método observável, caracterizado pela análise e pelas percepções sensoriais dos fenômenos estudados, é focalizado no filme nas cenas em que a professora de Lorenzo passa a observar suas alterações comportamentais desencadeadas da sintomatologia da doença, bem como as cenas que demonstram o senhor Odone observando os efeitos do óleo ministrado ao filho.

O método comparativo, qualificado pela abordagem comparativa, parte de associações entre duas vertentes análogas almejando desvendar entre ambos alguma característica semelhante, em comum. O longa metragem evidencia tal método nas cenas em que os senhores Odone comparam a estrutura funcional de uma pia de cozinha com a estrutura funcional sintetizadora e armazenadora de ácidos graxos do organismo do filho.

O método experimental é fundamentado na articulação de experiências executadas sobre o fenômeno/objeto de estudo, objetivando o exame dos efeitos gerados pela experiência e/ou a comprovação de implicações preestabelecidas. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que muitas cenas elucidam o método citado, a exemplo das que retrataram as experiências referentes à imunossupressão, à dieta alimentar privada de ácidos graxos, além dos experimentos com o óleo de Lorenzo.

O método dialético, caracterizado por enfocar as argumentações e à retórica como mecanismos de contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias, compreende outro método presente no filme, evidenciado nas cenas que demonstram as discussões em torno da Adrenoleucodistrofia no I Simpósio Internacional de ADL.

O filme “O Óleo de Lorenzo” ao contemplar em seu enredo os aspectos e fundamentos do conhecimento científico, demonstrando a investigação científica como um recurso de aderência de respostas e soluções que justificam/explicam um determinado problema, permite-nos compreender, de forma emocionante, que as verdades universais não são absolutas, sendo passíveis de mudanças.  Diante disso, pode-se afirmar que a descoberta do óleo de Lorenzo como uma forma de tratamento para a Adrenoleucodistrofia, firma a mutabilidade das verdades universais, permitida pelas pesquisas científicas, como um meio de se conquistar avanços científicos e mais que isso, como um meio de amenizar sofrimentos e poupar vidas.





[1] Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e Técnica em Edificações (IFBA).
[2] Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB).
3 Especialista em Psicopedagogia (FASB), Licenciado em Letras Vernáculas (UNEB) e Bacharelando em Direito (FASB). Professor da disciplina Metodologia Científica I do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.

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