sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Resenha Crítica de Ana Benedita e Marilete - Enfermagem


GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004



Ana Benedita Fernandes da Silva Cordeiro[1]

Marilete da Silva Santos Lima[2]

Aderlan Messias de Oliveira³



A obra “Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever”, de Lucília Helena do Carmo Garcez, graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, com mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e escrita em oito capítulos, distribuídos nas 150 páginas, em que a desafia o leitor a uma mudança de atitude em relação à escrita e consequentemente a leitura enfatizando a importância do bem escrever para se produzir um bom texto.

No primeiro capítulo Garcez (2004) fala dos mitos que cercam o ato de escrever, desenvolvidos em quatro tópicos como verdades e mentiras em que relata mitos a respeito da produção de texto, as falsas crenças, os mitos mais frequentes em relação à escrita deixando bem claro que com força de vontade e perseverança todos podem escrever bem.

Segundo a autora em questão a escrita é uma construção social, coletiva, tanto na história humana como na história de cada indivíduo. Como diz o renomado autor brasileiro José J. Veiga (apud Garcez, 2004, p.2), até mesmo o talento, vocação ou dom dependem de muita persistência e dessa forma chega à conclusão de que todas as pessoas podem produzir bons textos. Claro que não fácil como pensam, pois requer conhecimentos relativos ao assunto a ser tratado, bem como a agilidade mental e aspectos envolvidos na escrita são imprescindíveis para a formação de textos bem sucedidos.

Para Garcez (2004), escrever é uma prática que se articula com o hábito da leitura, sendo assim, impossível um mau leitor chegar a escrever com desenvoltura, como também a importância da escrita no mundo moderno vinculado a práticas sociais.

No segundo tópico do referido capítulo Garcez(2004) fala de “Reconsiderando crenças”, pondo em evidência que qualquer pessoa pode ser um bom redator, mas exige muito empenho, pois escrever não é tão fácil e mesmo diante de “dicas” oferecidas por professores e colegas não é o suficiente para a elaboração de um texto fluente, claro, adequado e que os truques podem ajudar, aos redatores que estão em um processo de andamento, contribuindo para esclarecer pontos duvidosos ou obscuros da escrita e da organização do texto, embora não funcionem isolados de muitos exercícios.

No terceiro tópico Garcez (2004) relata novas atitudes em relação à escrita salientando alguns pontos fundamentais na elaboração de um bom texto no qual a escrita e leitura são destacados. E no quarto tópico a mesma aponta a prática de escrita trazendo o leitor a uma retrospectiva escolar fazendo narrativas ajudando-o a desbloquear a mente e desenferrujar a mão.

O segundo capítulo aborda o ato de escrever enfocando a importância de se compreender a prática da escrita por depoimentos de pessoas que escrevem com desenvoltura, com precisão, como relatado pela escritora Lygia Fagundes Telles, da luta do escritor com as palavras para chegar ao objetivo com paciência, humildade e humor.

A escrita se faz por processos que são abordados pela autora, por informações, hipóteses de produção de texto, bem como a motivação para a escrita e leitura, pois memória vazia produz textos fracos. Não esquecendo da ortografia, pontuação, acentuação, concordância, regência que podem passar despercebidos e assim prejudicar a fluência e continuidade do texto.

Para Garcez (2004) o bom escritor é aquele que lê, re lê, corrige, reescreve várias vezes e se conscientiza de que para redigir de forma mais produtiva é necessário revisar simultaneamente parcelas do texto, aceitar sugestões de colegas e assim poder publicá-los.

No terceiro capítulo a qualidade da leitura é de grande importância. Não se consegue desvincular escrita e leitura. Através da leitura se constrói uma intimidade muito grande com a língua escrita, sendo primordial no enriquecimento da memória, do senso crítico e do conhecimento de diversos assuntos acerca do que se pode escrever.

Para a referida autora a leitura precisa ser analisada e compreendida e ler não é tão fácil como se pensa, é necessário entender o vocabulário e organizar as frases, identificar o tipo de texto e o gênero, ativar as informações antigas e novas sobre o assunto, assim percebe-se que a língua, os gêneros, os tipos de texto e o assunto são importantes na compreensão de um texto e dessa forma a leitura torna- se produtiva.

No quarto capítulo Garcez (2004) reforça a importância da leitura e escrita, explicando como deve ser trabalhada a memória uma vez que a mesma é muito seletiva, da mesma forma a relevância dos resumos, esquemas e paráfrases e assim chegando a síntese.

Já no quinto capítulo ressalta que decisões precisam ser tomadas antes e durante um trabalho de escrita para se ter um bom texto. Entre estas decisões estão as estruturas de linguagem a seres usadas, qual o gênero de texto mais adequado, quais os objetivos do texto e qual informação transmitir e assim refletir sobe estas decisões no texto a ser produzido.

No capítulo sexto a autora em destaque fala das ideias que precisam ser ordenadas. Para se escrever um texto, como já foi mencionado nos capítulos anteriores, passa-se por muitas etapas que vão sendo desenvolvidas ao decorrer da escrita. Este processo começa com muitas anotações sem organização e desordenadas para não perder as ideias surgidas. Depois é feita uma releitura para ordenar estas ideias e serem excluídas as incompletas, deixando somente as consideradas interessantes para o assunto escrito, fazendo o resumo das centrais. Através das ideias principais podem ser elaboradas ideias secundárias, detalhes, exemplos. A partir do pequeno texto inicial como fio condutor, o desenvolvimento pode seguir as vertentes sugeridas pelo próprio assunto, como afirma a autora em questão.

O entrelaçamento das ideias, segundo a autora, é o tecido aparente do texto, bem explicado no capítulo sétimo, em que enfoca muito a respeito da coesão textual e os problemas decorrentes da ausência desta coesão que levam a desordem nas ideias e dificuldade na compreensão do leitor. Dessa forma, reler o texto a ser produzido identificando os recursos de coesão garante fidelidade às ideias a serem apresentadas.

Por fim no oitavo capítulo Garcez (2004) dá ênfase na reescrita de textos passando ao redator a importância de se tomar o lugar do leitor, para assim conseguir uma ótima avaliação textual, bem como pode também ser útil o envolvimento de colegas, professores, pais, irmão ou companheiro, neste processo de reescrita.       

Para Garcez (2004) o autor não tem interesse em deixar explícita sua voz, prefere adotar uma posição impessoal e diante de maneiras de conseguir esse objetivo abrange algumas delas como: generalizar o sujeito; ocultar o agente; colocar um agente inanimado; uso gramatical do sujeito indeterminado; uso da voz passiva.

O uso de vocabulário, estrutura de períodos, pontuação, ortografia e o uso do sinal indicativo de crase são tópicos desenvolvidos neste capítulo, em que a autora aponta como fundamentais para se ter texto bem estruturado.

Diante disso percebe-se que a obra em estudo, com amplos conhecimentos de forma lógica e coerente e de linguagem de fácil compreensão, com técnicas e habilidades para bem escrever, é destinada a todo o público que pretende desenvolver bons textos, a estudantes ajudando-os no convívio mais natural com a escrita e assim a facilidade de se produzir bons textos, e a professores na contribuição de conhecimentos, visto que é notável pela autora o prazer e persistência na leitura e escrita.                    



[1] Acadêmica do Curso superior de Enfermagem (FASB)
2 Acadêmica do Curso superior de Enfermagem (FASB)
3 Especialista em Psicopedagogia (FASB), Licenciado em Letras Vernáculas (UNEB) e Bacharelando em Direito (FASB) e professor de Metodologia Científica no curso de Enfermagem da FASB

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