sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Análise crítico-científica do Filme: “Óleo de Lorenzo”


CÍNTIA RESENDE DE CARVALHO LEITE
IONE DOS SANTOS OLIVEIRA ARAÚJO


O filme “Óleo de Lorenzo” do diretor George Miller, baseado em fatos reais, relata a história do casal Augusto e Michaela Odone, que tem suas vidas totalmente transformadas após diagnóstico médico sobre seu filho Lorenzo, apenas cinco anos de idade, acometido pela doença adrenoleucodistrofia (ALD), que degenera e afeta o sistema neurológico, causando a perda dos movimentos, da voz, cegueira, entre outros. A ALD não tem cura, nem tratamento e a expectativa de vida é no máximo três anos.

Não aceitando o diagnóstico, os pais de Lorenzo buscaram através de pesquisas bibliográficas e documental, em livros, artigos e documentos, conhecer melhor sobre a ALD, e assim tentar solucionar o problema do filho.

Após diversas pesquisas, os pais de Lorenzo chegaram a conclusão de que a ALD se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa, na maioria das células do cérebro, levando a destruição da bainha de mielina que protege determinados neurônios, e sem a mesma o sistema neuronal fica incapacitado, causando os sintomas da doença. Sabendo disso, levantaram a hipótese de que inserindo um novo tipo de gordura na alimentação do filho diminuiria a produção exagerada de gorduras produzidas pelo organismo, acreditando que evitaria a destruição da mielina.

Para tanto, Augusto e Michaela utilizaram o processo hipotético – dedutivo, ao qual não leva a certeza, mas a tentativa e eliminação de erros, pois não aceitavam passivamente o que os médicos diziam e assim estudavam para encontrar algo que, pelo menos, amenizasse o sofrimento do filho.

Em uma de suas pesquisas e investigações dos fatos passados acerca da ALD, método histórico, Augusto encontrou mais de 17 casos existentes, em seguida entrou em desespero, ao analisar que em todos os casos, os portadores dessa doença ficavam cegos, surdos, mudos e aos poucos eram levados a óbito. Na perspectiva de Nascimento (2002) este método tem caráter teórico e através dele busca-se as causas e as origens das definições das ideias.

Na tentativa de buscar a cura para Lorenzo, eles conseguiram uma junção de óleos e introduziram na alimentação do menino, utilizando do método experimental, que de acordo com Nascimento (2002, p.26) “consiste na observação, manipulação e controle do efeito produzido em uma dada situação”, haja vista que usaram o próprio filho como cobaia para tentar a cura para a ALD.

Mesmo diante dos fatos, Augusto e Michaela não desistiram. Observavam Lorenzo constantemente para detectar alguma reação no organismo em relação à doença,configurando-se esta atitude no método observável.

Também utilizavam o método comparativo para verificar as reações de Lorenzo em relação a nova dieta, e através desse procedimento perceberam a diminuição de gordura produzida pelo organismo, após a nova alimentação, fato não ocorrido com a antiga dieta.

Através da tipologia, que se caracteriza pela investigação da realidade e comparação dos fenômenos sociais, os pais do garoto investigaram os resultados dessa mistura de óleos no organismo de Lorenzo e perceberam que o mesmo provocou mudanças significativas, descoberta benéfica não só para seu filho, mas para todas as crianças portadoras de ALD.

Dessa forma, com a finalidade de acompanhar a doença do filho, Augusto e Michaela, utilizavam da estatística para descrever quantitativamente os resultados dos exames laboratoriais de Lorenzo, repassados pelos médicos. Esses resultados eram colocados em gráficos, para melhor visualização nas mudanças quantitativas obtidas nos exames, produzindo assim mudanças qualitativas na vida de Lorenzo, processo esse chamado de dialético.

Além disso, mesmo não sendo médico, Augusto tenta interpretar as hemácias utilizando-se de clipes para compreendê-las, o que se denomina de método funcionalista, pois tenta entender as partes que compõe as hemácias. Ao passo que fazia pesquisas acerca da doença ALD, sobre as hemácias, tentava levar o que aprendeu para o caso de Lorenzo, utilizando-se do processo estruturalista, pois segundo Nascimento (2002, p.20) “este método procura compreender a realidade, inclusive a social, como necessariamente regida por leis”.

Graças ao estudo do caso de Lorenzo, seus pais descobriram a mistura de óleos capaz de reverter as consequências da ALD e conseguiu obter generalização desses resultados para outras crianças com esta doença, denominando-se de método monográfico, porque o resultado obtido para um caso pode ser generalizado.

Para chegar a esse resultado excepcional, que levou Lorenzo a viver por 30 anos, considerado “um milagre” para a medicina, Augusto e Michaela utilizaram da pesquisa descritiva, ao descrever as características positivas alcançadas com o óleo para os pais de crianças que também tem a doença, durante uma reunião na Fundação de Famílias ALD.

Os pais de Lorenzo também fizeram pesquisa exploratória, quando recolhia e registrava fatos relacionados com a ALD, pesquisando material bibliográfico na biblioteca e em seguida levava suas conclusões ao médico, para lhes auxiliar com explicações, pesquisa explicativa, se poderia dar certo algum procedimento novo, e logo depois fazia os experimentos no filho com a finalidade de curá-lo, através da pesquisa experimental.

A pesquisa de Campo foi ministrada pelos pais de Lorenzo, no momento em que acompanharam através da Fundação de famílias ALD, o dia a dia e o que pensavam os pais das outras crianças que tinham a doença da adrenoleucodistrofia.

Cabe ressaltar, que por causa dessa pesquisa devidamente estruturada e embasada cientificamente, Augusto conseguiu não só prolongar a vida de seu filho, Lorenzo, como deixou uma grande descoberta para a sociedade, o que lhe resultou em um certificado de médico, mesmo sem ter cursado alguma faculdade, pois foi levado em conta que ele produziu ciência benéfica para todos dessa e das futuras gerações.





REFERÊNCIAS





MORRE Lorenzo Odone, que inspirou o filme "O Óleo de Lorenzo". Disponível em:<http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/afp/2008/05/31/ult32u19292.jhtm>. Acesso em: 30 ago. 2011.

NASCIMENTO, Dinalva Melo de. Metodologia do Trabalho Científico: Teoria e Prática.  Rio de Janeiro: Forense, 2002.

O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack O’malley Greenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V.; Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1 DVD (129 min.), son., color.




Nenhum comentário:

Postar um comentário