quarta-feira, 21 de julho de 2010

Resenha crítica "Como ordenar as ideias", por Luiz Felipe Lisboa Rios

BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as ideias. São Paulo: Ática, 2001


Luiz Felipe - Acadêmico de Enfermagem 2010.1 da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)



Edivaldo Boaventura, bacharel em direito e ciências sociais, professor titular da Universidade Federal da Bahia, autor do livro “Como ordenar as ideias’’, tem como principal objetivo na referida obra, ensinar o leitor a construir planos para a elaboração de bons textos.

A obra demonstra aos leitores como elaborar uma redação de qualidade, através de planos com tópicos, de ideias principais, ordenando-as de maneira refletitiva e precisa para que o autor não se perca na elaboração de seu texto, e que seja bem claro e não apenas superficial.

Para Edivaldo Boaventura, a introdução é a porta de entrada para expor ideias, é onde o autor faz uma promessa do que vai ser dito no decorrer do texto. É uma forma de seduzir o leitor, é um convite para que o mesmo continue lendo até o fim da obra.

Depois que anuncia o tema, deve desenvolvê-lo. O desenvolvimento tem que ser feito por partes, dividi-lo em parcelas para se tornar mais comunicativo. Segundo Descartes apud Boaventura (2001), o excesso da divisão traz a distração do leitor, portanto os assuntos secundários devem ser evitados. O assunto tem de ser atrativo e progressista, sem repetições em que só se deve desenvolver tópicos importantes em ordem hierarquista.

Outro ponto de destaque na obra é a conclusão. Assim como a introdução é o ponto de partida a conclusão é o de chegada. Saber concluir é finalizar a obra de forma precisa, marcante, atingindo o tema central do texto, pois, a conclusão é a essência do conjunto.

O referido autor não deixa duvidas em relação a construção de textos, é bem objetivo e especifico, em contrapartida deixa a desejar enquanto a sua nacionalidade, pois, fala muito sobre os franceses e esquece suas origens, em relação a elaboração de textos, deixa-nos como inferior aos franceses.

Cumpre ressaltar que a referida obra é realmente uma ótima contribuição tanto para a língua portuguesa quanto para as pessoas que desejam elaborar textos de qualidade. Acrescenta-se ainda que ela é uma aula completa sobre redação.

Um comentário: