O Óleo de Lorenzo.
Direção: George Miller. Produção:
George Miller e Doug Mitchell. Roteiro: George Miller e Nick
Enright, 1992. DVD (2h e 15 min).
Análise
crítica do filme “O Óleo de Lorenzo”
Deyse Sabrinne de Souza Lopes[1]
Jannine Rêgo de Souza [2]
Aderlan M. de Oliveira3
A investigação
científica, marcada pela interação de métodos e técnicas de pesquisa
científica, é uma abordagem claramente evidenciada no filme “O Óleo de
Lorenzo”, dirigido por George Miller, por meio da história de um garoto chamado
Lorenzo, que é acometido aos seis anos de idade pela Adrenoleucodistrofia
(ALD), uma doença genética incurável caracterizada pela degeneração progressiva
do cérebro, motivada pela deficiência metabólica de ácidos graxos. A
inexistência de tratamentos específicos para a mencionada doença, bem como a imprecisão
médica quanto a sua fisiopatologia, são fatos que motivam os pais do menino,
Micaela Odone e Augusto Odone, a pesquisarem sobre a ALD com o intuito de
compreendê-la e de descobrir mecanismos de terapias para detê-la. Ao longo do filme, pesquisas e experimentos
são realizados pelos genitores de Lorenzo até descobrirem um óleo específico
como um recurso para contenção do avanço da patologia.
O decorrer do longa
metragem demonstra nitidamente a presença de elementos que compõem uma pesquisa científica
como problema, hipóteses, objetivos e
metodologia (métodos científicos e tipos
de pesquisa). Um exemplo evidente de problema é perceptível na cena em que os
pais de Lorenzo, instigados pela dúvida, se questionam o porque da elevação dos
níveis de ácidos graxos de cadeia longa no organismo do menino, já que haviam
privado-o do consumo destes lipídeos
através de uma dieta alimentar especial. Hipóteses, por sua vez, podem
ser detectadas nas cenas em que os médicos e os pais tentam desvendar a doença
do garoto, supondo que os sintomas apresentados por este poderiam indicar
hiperatividade, deficiência auditiva ou contaminação parasitológica. As cenas
que apresentam a busca dos pais por um tratamento eficaz que reprimisse a
Adrenoleucodistrofia indicam uma exemplificação de objetivo.
É de grande valia
destacar que o filme em questão vislumbra tipologias distintas de pesquisa
científica, dentre as quais pode-se citar as pesquisas exploratória,
bibliográfica, explicativa e experimental.
No âmbito da pesquisa
exploratória, que prima pelo desenvolvimento e esclarecimento de ideias a fim
de estabelecer os pilares que sustentarão estudos mais consolidados sobre o
tema pesquisado, pode-se destacar como exemplo as cenas que retratam a luta
incessante dos senhores Odone na busca pelo entendimento da enfermidade do
filho, consultando especialistas, médicos, cientistas que pudessem aclarar os
princípios da doença.
As cenas que demonstram
a utilização de referências bibliográficas pelos pais de Lorenzo como fontes de
coletas de dados para compreensão da ALD, indicam a presença da pesquisa
bibliográfica.
De acordo com Elisa
Gonçalves (2003, p.66) a “pesquisa explicativa pretende identificar os fatores
que contribuem para a ocorrência e o desenvolvimento de um determinado
fenômeno”. Nesse contexto, é plausível mencionar como exemplo as cenas em que o
médico explana aos genitores do menino sobre os fatores genéticos maternos
responsáveis pelo surgimento da doença em jovens do sexo masculino.
A análise da conjuntura
da pesquisa experimental, determinada pela manipulação direta de experimentos
no alvo de estudo, pode ser detectada nas cenas em que o óleo de Lorenzo é
ministrado ao garoto como uma forma de avaliar sua eficácia na no controle da
patologia.
Segundo Odília Fachin (2001,
p.27) o método científico “é um instrumento do conhecimento que proporciona aos
pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita
planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar
experimentos e interpretar resultados”. Nesse sentido, é possível afirmar que
métodos científicos diversos (método dedutivo, observável, comparativo,
experimental e dialético) permeiam o filme norteando as investigações e
pesquisas acerca da ADL.
O método dedutivo
fundamenta a busca de uma verdade partindo de generalizações (verdades
universais) para particularidades. Sobre essa ótica, nota-se a presença do
referido método nas cenas em que o médico afirma que indivíduos acometidos pela
ADL falecem, normalmente, dois dias após o diagnóstico (generalização), e que
Lorenzo, sendo um portador da doença ,teria esse prazo de vida
(particularidade).
O método observável,
caracterizado pela análise e pelas percepções sensoriais dos fenômenos estudados,
é focalizado no filme nas cenas em que a professora de Lorenzo passa a observar
suas alterações comportamentais desencadeadas da sintomatologia da doença, bem
como as cenas que demonstram o senhor Odone observando os efeitos do óleo
ministrado ao filho.
O método comparativo,
qualificado pela abordagem comparativa, parte de associações entre duas
vertentes análogas almejando desvendar entre ambos alguma característica
semelhante, em comum. O longa metragem evidencia tal método nas cenas em que os
senhores Odone comparam a estrutura funcional de uma pia de cozinha com a
estrutura funcional sintetizadora e armazenadora de ácidos graxos do organismo
do filho.
O método experimental é
fundamentado na articulação de experiências executadas sobre o fenômeno/objeto
de estudo, objetivando o exame dos efeitos gerados pela experiência e/ou a
comprovação de implicações preestabelecidas. Nessa perspectiva, pode-se afirmar
que muitas cenas elucidam o método citado, a exemplo das que retrataram as
experiências referentes à imunossupressão, à dieta alimentar privada de ácidos
graxos, além dos experimentos com o óleo de Lorenzo.
O método dialético,
caracterizado por enfocar as argumentações e à retórica como mecanismos de
contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias, compreende
outro método presente no filme, evidenciado nas cenas que demonstram as
discussões em torno da Adrenoleucodistrofia no I Simpósio Internacional de ADL.
O filme “O Óleo de
Lorenzo” ao contemplar em seu enredo os aspectos e fundamentos do conhecimento
científico, demonstrando a investigação científica como um recurso de aderência
de respostas e soluções que justificam/explicam um determinado problema,
permite-nos compreender, de forma emocionante, que as verdades universais não são
absolutas, sendo passíveis de mudanças.
Diante disso, pode-se afirmar que a descoberta do óleo de Lorenzo como
uma forma de tratamento para a Adrenoleucodistrofia, firma a mutabilidade das
verdades universais, permitida pelas pesquisas científicas, como um meio de se
conquistar avanços científicos e mais que isso, como um meio de amenizar
sofrimentos e poupar vidas.
[1] Acadêmica
do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e Técnica
em Edificações (IFBA).
[2] Acadêmica do curso de Enfermagem
da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB).
3 Especialista em
Psicopedagogia (FASB), Licenciado em Letras Vernáculas (UNEB) e Bacharelando em
Direito (FASB). Professor da disciplina Metodologia Científica I do curso de Enfermagem
da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.
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