sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Resenha Crítica de Fabrícia Santos LETRAS/FAAHF


BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.


RESENHA CRÍTICA

Fábrícia Ferreira dos Santos, acadêmica de Letras da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF)


A obra “Pesquisa na Escola: o que é, como se faz”, de Marcos Bagno, doutor em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, escritor, poeta, tradutor e contista serve como um manual de conduta prática e reflexiva sobre o tema. Inconformado com o tratamento dado à pesquisa na escola, por meio de uma linguagem objetiva e direta fornece orientações valiosas sobre o papel da pesquisa, sua importância e como obter o máximo de rendimento dos educandos, de modo que esta não seja uma atividade puramente mecânica e sem propósito.

A referida obra apresenta o uso de explorações práticas e de fácil assimilação que propicia uma leitura prazerosa e instigante, que remete ao ambiente escolar e faz com que o leitor reviva experiências da infância e seja motivado a contribuir para a criação de uma nova realidade no espaço educacional, bem como no cotidiano, pois como o autor destaca, o simples ato de ler uma bula de remédio já se configura como uma pesquisa.

 A obra está dividida em dois capítulos que abordam tanto o aspecto conceitual como prático, com ênfase à pesquisa em língua portuguesa. Para tanto, o autor utiliza duas metáforas baseadas na mitologia grega para esboçar a realidade vivenciada pelos alunos desde o momento em que lhes é solicitada uma pesquisa até à sua concepção. “O Fio de Ariadne” remete à necessidade de orientação, aspecto pouco considerado quando o professor limita-se a informar apenas o tema e a data de entrega. Tal procedimento opõe-se categoricamente a ensinar a aprender, como propõe o autor. A independência de pensamento deve estar vinculada a uma fundamentação, pois a pesquisa científica tem valor significativo no desenvolvimento de uma nação.

Bagno (2004) aponta que esse tipo de trabalho só tem utilidade se seu propósito, objetivo e finalidade estiverem bem definidos, sendo necessário seguir determinadas etapas de um projeto, o qual deve conter: título, objetivo, justificativa, metodologia, produto final, fontes de pesquisa e cronograma. Partindo deste esquema, o autor usa como ilustração uma pesquisa sobre Monteiro Lobato. Desta forma, explora cada um dos tópicos e enfatiza a importância de escolher temas que sejam atrativos e despertem o interesse pela pesquisa. Sugere também que após a conclusão, os trabalhos fiquem acessíveis a outras pessoas como forma de incentivo e reconhecimento pelo esforço dos alunos. 

Outro ponto enfático desta obra baseia-se em “O fantasma de Procusto”, que salienta o autoritarismo e a consolidação de preconceitos que permeiam a educação tradicional. Para o autor, o ensino e a aprendizagem são aspectos multidimensionais de um processo de interação que devem ir além da sala de aula, são constantes e criam vínculos afetivos e intelectuais em que tanto o professor como o aluno se influenciam e se beneficiam da troca de experiências das suas vivências e conhecimentos adquiridos em momentos anteriores.

 Aliada a essa conscientização, a pesquisa torna-se fundamental para o aprofundamento do saber, por oferecer algo mais que simples informação. Para isso, a distância entre a escola e a comunidade deve ser cada vez menor, pois ao contrário do que prevalece no mito autoritário, a escola não é o lugar exclusivo do saber. Numa perspectiva franca e direta, Bagno evidencia que quem pensa que o conhecimento pode atingir um nível de estabilidade, está fadado ao atraso. Ao contrário, ensinar exige reflexão constante sobre o que se tem feito e os resultados atingidos.

A visão realista do escritor destaca que em relação à língua portuguesa, o ensino da gramática não acompanha os progressos da ciência da linguagem. Ao utilizar como exemplo o uso da crase, demonstra que o ensino baseado no “certo” ou “errado” dificulta o entendimento e aponta como alternativa a exploração do tema pelo contexto, propondo uma investigação científica de textos, que permitem o conhecimento além da frase.

 Outro aspecto interessante é a evidência de que é preciso saber separar a língua escrita da língua falada. Neste sentido, o autor critica veementemente o ensino de conteúdos sem utilidade prática que servem apenas para confundir os alunos. Por essa razão, recomenda a troca da repetição pela reflexão, já que a gramática tradicional configura-se mais como doutrina do que como ciência.

 Assim exposto, pode-se concluir com esta obra, parte integrante de tantas outras de igual relevância, que Bagno contribuiu significativamente para o entendimento da real importância da condução adequada da pesquisa na escola, dada a necessidade indiscutível de promover o conhecimento autônomo, libertador, desprendido dos preconceitos linguísticos de um sistema educacional que está na lista dos piores do mundo.

Por fim, a obra enfatiza que é preciso mudar esta realidade, mas enquanto os professores forem meros repetidores da gramática e o governo persistir no descaso com a educação, não há muito que esperar. Para quem quer fazer a diferença, “Pesquisa na Escola: o que é, como se faz”, apresenta-se como uma profícua sugestão de leitura.


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