quarta-feira, 21 de julho de 2010

Resenha crítica de Davi Mascarenhas AGRONOMIA/FASB

BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as ideias. São Paulo: Ática, 2001.

Davi Ribeiro Mascarenhas, acadêmico de Agronomia 2010.1 da FASB.

RESENHA CRÍTICA

Exprimir as nossas ideias em um texto composto por diversos parágrafos, é como construir uma casa, exige um plano, uma previsão a respeito do que será feito.

Como fazer esse ordenamento das ideias? É o que Edivaldo Boaventura, baiano de Feira de Santana, educador, doutor em direito, mestre e PhD em educação tenta demonstrar ao longo de sua obra: “Como ordenar as ideias”.

Através de linguagem técnica, apesar de simples, transmite ao leitor que escrever é uma arte que qualquer um pode desenvolver, basta traçar um plano para posteriormente, escrevê-lo. É como o próprio autor bem cita: “pensar nos pressupostos e nas questões previas que ajudam a ordenar o pensamento. Primeiro pensar, depois expressar”.

Ainda a respeito da citação do autor, devemos começar um texto por sua introdução: “Prepara-se para a marcha inicial. Não se começa viagem sem se saber o destino; fazem-se provisões e previsões; avisam-se os amigos e hotéis”.

Já dizia Boileau apud Boaventura, “Antes de escrever, aprenda a pensar”, isso nos remete a ideia de se fazer um plano antes de começar a escrever. Devemos sempre definir o tema principal, pois quando definimos algo, também o delimitamos.

Dessa forma, pode-se afirmar que a referida obra nos faz entender como deve ser feita a inserção de novas ideias em nossos textos. Tendo sempre em vista pôr em prática o plano que anteriormente fora traçado.


 

Um comentário: