quarta-feira, 21 de julho de 2010

Resenha crítica "Como ordenar as ideias", por Welveton Reis Santos Damaceno

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS


CURSO: Fisioterapia TURMA: FI11I

ACADÊMICO: Welveton Reis Santos Damaceno

PROFESSOR: Aderlan Messias



Resenha crítica do livro “Como Ordenar as Ideias” de Edivaldo Boaventura



O que o ser humano carrega dentro de si? Como podemos despertar o que temos pior, ou melhor, dentro de nós? Estas e outras indagações estão diretamente ligadas à arte de pensar. Aí está a chave, o nosso ponto de partida para procurar no íntimo de nosso ser como podemos exprimir o que pensamos de forma organizada. Edivaldo Boaventura, professor titular da Universidade Federal da Bahia, busca em grandes pensadores franceses “luzes” que nos darão pistas e inquietações que servirão de impulso para buscar este tesouro que trazemos escondido em nosso íntimo: nossos pensamentos simples ou eloquentes que virão à tona ordenadamente, como um vulcão prestes a entrar em erupção.

Após a erupção de ideias, temos base para introduzir o que vamos falar ou escrever de maneira clara e objetiva, resumindo em palavras-chave o que será discutido posteriormente. Daí, fornecemos a ideia geral do tema a ser transmitido.

Já no desenvolvimento, é preciso detalhar e conceituar as ideias contidas na introdução. Para tanto, é necessário buscar o equilíbrio, estabelecendo ligações sem nos tornarmos redundantes. E, no desenrolar deste livro, as pistas são claras tanto para iniciantes quanto para profissionais. Boaventura dá exemplos que servem de apoio para um bom entendimento.
 
A conclusão é o ponto de chegada, onde o autor amarra todo o assunto. É aí onde se tem a ideia se todo o seu esforço dará frutos. É o desfeche onde se aponta a hipótese mais cabível, o recado final.
Boaventura foi feliz nesta escolha. A metodologia usada nesta obra faz cada um pensar involuntariamente. Quem a lê, lê e se preocupa em buscar novos conhecimentos e organizá-los com cautela para melhor se comunicar.


 

Um comentário: