terça-feira, 4 de março de 2014

Resenha crítica do livro A Luta pelo Direito. Texto resenhado por Izadora, Marianna e Victória


IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. 23 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 90.
Texto resenhado por Izadora Carvalho, Marianna Dias e Victória Guimarães Zanetti.[1] [2012.1]
 
 
 

 
Doutrinador, romancista, fundador do método teológico e doutor em direito pela Universidade de Berlim (1842), Rudolf Von Ihering escreve, em 1872, uma de suas mais célebres obras: Der Kampf ums Recht (A Luta pelo Direito). Uma tese moral e prática que explicita sua incessante busca pela caracterização do Direito como uma luta: Dos povos, do Estado, das classes, dos indivíduos.
A obra perpassa por uma análise histórico-social que destaca as vertentes em que o direito (como produto social) serve como arma para a concretização de determinadas batalhas sociais e pessoais. O Estado, por exemplo, utiliza-se do direito como arma contra a anarquia que o ataca, já um indivíduo em particular poderá utilizar-se do direito como arma de defesa de sua honra. Com isso, Von Ihering desconstrói a ideia de Savigny, a qual afirma que o direito teria surgido de forma tão sutil quanto a linguagem, o direito é fundamentado na observação da necessidade de ocorrência de algumas mudanças e historicamente é de fácil percepção que a saída de um estado de acomodação gerará certos conflitos.
Segundo o autor, o ato de mover-se à luta pelo direito não é um simples ato corriqueiro, é um dever do interessado para garantir a manutenção de seus próprios valores, de sua moral e, consequentemente, de toda a instituição do direito. Este seria o sentido subjetivo deste, que está diretamente ligado a manutenção da honra do indivíduo lesado, em contraste com o sentido objetivo que consiste na positivação de regras estatais, sendo ambos necessários para manutenção do sentimento jurídico.
Tal sentimento jurídico, que move todo interessado a clamar por aquilo que mais lhe tem valor, é motivado pela excitabilidade e energia que nascem da dor da violação do direito, tornando-se quase impossível e inaceitável que tamanho ataque à moral particular seja suportado pacientemente. Ihering defende uma espécie de metonímia teórica do direito, na qual valoriza, de forma fugaz, que a negação do sentimento jurídico não ocorra, pois, uma vez que um único indivíduo negue seus direitos, toda a esfera do direito estará comprometida.
Neste sentido, pode-se ver uma clara valoração das partes perante o todo, fato que não se observa de forma eficaz na atualidade, uma vez que a maioria da população consente pacientemente com injustiças cometidas na esfera estatal, por exemplo. A luta pelo direito deve emanar dos interesses sociais e do sentimento jurídico a ser despertado em cada um, não permitindo que o Direito seja visto apenas como um sistema de regras abstratas, mas como um corpo orgânico, que clama por reinvindicações.
A defesa do direito se vê desprovida de qualquer interesse em relação a medida econômica, religião ou caráter intelectual, ocupando-se exclusivamente do valor moral e ideal da ação, ou pelo menos esta deveria ser a base perfeita que geraria harmonia entre as partes e alcançaria o objetivo inicial do direito, a paz.
A título de exemplificação de fuga desta finalidade cita-se uma passagem da obra “O mercador de Veneza” de Shakespeare, nela o judeu Shylock encontra-se impossibilitado de aplicar sua reinvindicação em um caso concreto e privado, fato que ocorre pela decisão do juiz que valida e em seguida desvalida o cumprimento da ação, reparando uma dita injustiça com outra e infringindo assim o direito do judeu por motivos externos a ação.
Observa-se que o verdadeiro cumprimento da justiça não se faz presente na maioria dos casos atuais, uma vez que mesmo possuindo apenas um conhecimento a priori da aplicação do direito, muitos o veem como uma esfera que gera um ganhador e um perdedor, sendo que essa não deveria ser sua real finalidade.
Tal ideia de que há uma parte “perdedora” contrasta com o ideal de não haver injustiça em um processo, no entanto, como Ihering destaca, a defesa da moral pode ser tão ferrenha entre ambas as partes que seria impossível gerar satisfação entre todos, nesse caso deve-se proteger as condições de vida em detrimento de qualquer propriedade ou moral, por exemplo, visto que tal exagero no sentimento jurídico pode determinar um enfraquecimento das instituições interessadas.
A luta pelo direito representa um meio para se atingir a paz. A obra destaca esse fato, o transpõe para a vida social e mostra ao leitor que mesmo não tendo sofrido a dor do sentimento jurídico, estará sempre resguardado pelo direito enquanto a sociedade abraçar sua reinvindicação e utilizar-se do equilíbrio entre espada e balança para que não haja violência sem medida ou enfraquecimento exacerbado do direito, balanceando a paz social em todos os termos possíveis.



[1] Acadêmicas do primeiro semestre do curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras [FASB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário