Anne Karine, acadêmica do curso de Fisioterapia 2010.1 da FASB.
RESENHA CRÍTICA DA OBRA “Como ordenar as ideias”
Edvaldo Boaventura é bacharel em direito e em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia e é o autor do livro ''Como ordenar as ideias'', que tem por objetivo fazer o leitor ter uma melhor performance na reflexão e elaboração de textos.
O referido livro nos mostra uma visão mais reflexiva de como expor nossas ideias entendendo melhor a estruturação, desenvolvimento e conclusão da elaboração de um texto, onde se exprime pensamentos de forma ordenada a partir de uma previsão do que se vai expor.
E como todo começo se dá pela introdução, é por aí que o autor mostra muito bem como se introduzir um texto, iniciando pela definição do tema sua delimitação, situando o assunto no tempo e no espaço, criando um contexto com motivação para que o eleito se sinta motivado a produzir seu texto e, com isso, prestar atenção na exposição, apresentando o plano mostrando como será o assunto.
Já o desenvolvimento é o corpo do assunto por partes. Esse o torna mais comunicativo e curioso, pois através da explicação e decomposição compreende-se melhor o assunto. Com essa divisão faz com que as partes se ligam embasando as ideias devendo ser a parte maior do texto.
Por fim a conclusão que é uma síntese de todas as ideias anteriormente apresentadas, devendo ser breve, enérgica, marcante para que seja fixada na mente do leitor. O autor revela também a exposição de pensamentos de forma clara, ordenada, eficiente, dando uma noção técnica de como elaborar um texto para que tenha um sentido lógico, que possibilita a ordenação das ideias por meio do desenvolvimento do raciocínio.
Descartes apud Boaventura (2001) coloca muito bem o saber pensar de forma crescente, uma ideia de cada vez. Esta ideia simplifica os princípios do autor em que a ordem das ideias se começa na reflexão do que vai expor o seu plano da escrita do texto.
Esta obra didática é muito importante, pois ensina a escrever bons textos nos proporcionando uma contribuição com ideias criativas. Sua obra é clara e sistematizada, é dirigida aos estudantes que buscam produzir bons textos.
Vejo que progrediu, Anne! Parabéns!!! Prof. Aderlan
ResponderExcluir